terça-feira, 30 de outubro de 2007

O Catita - Parte II

Sendo um pouco mais explícito, o Catita que o Luís Guarita refere no post anterior é o mui ilustre constitucionalista Vital Moreira, personalidade que, semanalmente, se dirige à nação nas páginas do jornal Público. O tom da coisa é professoral, flutuando entre o maçudo e o irritante.

A partir do seu sofá, o constitucionalista vem a terreiro para, invariavelmente, defender de forma obstinada toda e qualquer medida que o eng.º Sócrates decida anunciar. É uma espécie de Peres Metello em versão hardcore. O leitor incauto corre o risco de terminar a leitura trespassado pela espada do diligente guerreiro rosa. Eu próprio acabo frequentemente amargurado, por não conseguir atingir o alcance de algumas das iniciativas pelas quais o académico coimbrão se atravessa.

Agora a sério, importa não levar o nosso constitucionalista demasiado a sério. É que ele é o mesmo que, não há muitos anos, emitia as suas fatwas do alto da tribuna do comité central do PCP. Defendia então, no mesmo tom professoral, o contrário de tudo aquilo que hoje defende. Até ao dia em que descobriu que afinal estava enganado. Ou melhor, até ao dia em que apanhou o comboio do PS.
J
João Castanheira

Sem comentários: