domingo, 13 de julho de 2008

Brandos costumes

.
O caldo social que o país tem vindo a cozinhar ao longo dos últimos anos rebentou esta semana. Foi no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, mas poderia ter sido noutro subúrbio qualquer.

O país dos brandos costumes parece ter sido surpreendido com aquelas imagens de guerrilha urbana. Um tiroteio com armas de guerra em plena via pública, que trás à memória a anarquia reinante nos morros favelados do Rio de Janeiro.

Mas, em boa verdade, não há razão para surpresa.

Mais de 30 anos de complexos de esquerda, conduziram ao enfraquecimento e à desautorização das forças de segurança. Nos dias que correm, polícias de bicicleta e calção fingem patrulhar ruas onde circulam bandidos armados até aos dentes.

A desculpabilização do crime e o excesso de lotação das cadeias despejam na rua, todos os dias, assassinos, traficantes, ladrões e violadores. Marginais que se riem da debilidade das forças de segurança e que brincam com a inoperância da justiça.

Uma política de realojamento anacrónica amontoou em gigantescos bairros sociais – como a Quinta da Fonte – milhares de pessoas que são condenadas viver cercadas pelo crime, em guetos que se tornaram autênticas escolas de marginalidade.

Finalmente, uma política de emigração excessivamente permissiva e irresponsável, criou expectativas de acolhimento a centenas milhar de emigrantes que o país não tem, infelizmente, condições para receber.

O resultado está à vista e deixa-nos, a todos, de cabelos em pé.

Mas, tal como sucedeu com o arrastão da praia de Carcavelos, não me admiro que apareça por aí uma Ana Drago qualquer a negar a ocorrência deste episódio. Terão, eventualmente, sido dois ou três meninos que se envolveram numa inocente luta de bisnagas.
.
Qualquer outra leitura será considerada pela nossa esquerda como alarmista, xenófoba ou racista.

João Castanheira

Sem comentários: