quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

É mentira!


Na passada segunda-feira, o primeiro-ministro apresentou ao país, um alegado estudo da OCDE, onde se teciam os maiores elogios às reformas levadas a cabo pelo Governo no primeiro ciclo do ensino básico.

Dizia José Sócrates, perante as câmaras de televisão, que nunca a OCDE elogiara tanto a política de educação do nosso país.

Julgo que o país inteiro ficou atónito e chocado perante as conclusões do estudo. E, sobretudo, perante o tom de louvor acrítico ao executivo, impróprio de uma organização séria e credível como a OCDE.

É certo que um consultor externo, desde que bem pago, está disponível para escrever tudo aquilo que lhe for pedido.

Mas como poderia a OCDE associar-se a semelhante lambidela à política educativa do Governo?
.
A OCDE veio então desmentir a autoria de tal estudo.

Afinal era mentira. Não se trata de um estudo da OCDE, mas sim de um documento encomendado pelo Governo a consultores externos, cujo prefácio é assinado, a título individual, por uma funcionária da OCDE.

O estudo, elaborado com base em documentos fornecidos pelo próprio Governo, propõe “aumentar o sucesso escolar abolindo a retenção nas escolas do primeiro ciclo”. À boa maneira socialista, propõe-se, portanto, abolir administrativamente os chumbos para melhorar as estatísticas.

Ainda que José Sócrates agora o desminta, o documento foi anunciado ao país como um estudo da OCDE. O comunicado distribuído aos órgãos de comunicação social pelo Ministério da Educação diz, textualmente: “O primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, assistem amanhã, segunda-feira, dia 26 de Janeiro, à apresentação da avaliação feita pela OCDE das reformas realizadas no 1.º ciclo do Ensino Básico”.

A irresponsabilidade com que se usa o nome de uma organização internacional numa acção de propaganda política é preocupante. Os nossos responsáveis políticos estão de cabeça perdida e isso só pode aumentar a inquietação que tomou conta dos portugueses.
.
Devemos ao líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, o desmontar deste número de circo.

João Castanheira

Sem comentários: