segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Por que razão se suicida a Palestina?


De acordo com a propaganda que domina a comunicação social europeia, a Faixa de Gaza é a maior prisão do mundo, devido ao “desumano” cerco israelita.

Acontece que a Faixa de Gaza tem fronteira com um país árabe – o Egipto – que, vá lá saber-se porquê, decidiu também construir um enorme muro em redor dos palestinianos e encerrar o posto fronteiriço, após a tomada do poder pelo Hamas.

Sucede ainda que a Faixa de Gaza tem o pouco urbano hábito de exportar para Israel mísseis e homens bomba, que se fazem explodir em autocarros e cafés, com o objectivo de matar e estropiar o maior número de inocentes que for possível. Deve Israel estender-lhes uma passadeira vermelha?

A iluminada esquerda europeia alega, também, que uma parte da população de Gaza foi forçada a fugir do sul de Israel após a guerra de 1948. Talvez por lapso, não referem que a referida guerra resultou da tentativa de aniquilar o Estado de Israel à nascença, através de um ataque concertado dos exércitos da Síria, do Iraque, do Líbano, do Egipto, da Jordânia, da Arábia Saudita e do Iémen. Israel resistiu e venceu heroicamente.

A catástrofe palestiniana é verdadeiramente penosa e angustiante. Mas mais do que à agressividade israelita ou à falta de solidariedade dos países árabes, os palestinianos deverão pedir contas a si próprios. Em especial aos extremistas que manipulam e destroem a possibilidade de convivência pacífica entre dois Estados democráticos e independentes.

Em vez de sonhar com o aniquilamento do vizinho, em vez despejar rockets em cima da cabeça de inocentes, em vez de esconder armas em mesquitas, em vez de usar o próprio povo como escudo, em vez de apoiar um movimento terrorista que não reconhece o direito à existência do Estado de Israel, a Palestina poderia, talvez, mobilizar o mundo para a construção de um país.

Mas esse é um desígnio que não interessa aos senhores da guerra.

João Castanheira

Sem comentários: